Exercícios de Estética em Fernando Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.64624Palavras-chave:
Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, António Mora, prosa, EstéticaResumo
A história editorial da obra de Fernando Pessoa (1888-1935) por vezes desconsiderou a potencialidade crítica e reflexiva dos seus escritos sobre estética. Nesse breve estudo, levantamos hipóteses para explicar os motivos dessa desatenção, percorrendo as considerações dos principais críticos pessoanistas. Estudamos, ainda, o que nos diz uma seleção de textos em prosa voltados para questões estéticas e atribuídos ao poeta português e aos seus heterônimos Álvaro de Campos e António Mora. Concluímos com um momentâneo balanço dos escritos estéticos pessoanos em face do tempo histórico em que o poeta português produz seus apontamentos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.