O mistério da luz: a não-pertença contemporânea em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.64118Palavras-chave:
não-pertença, atitude contemporânea, psicologia social, Os meus sentimentos, Dulce Maria CardosoResumo
A não-pertença contemporânea é um termo por nós definido com base na psicologia social de George Mead e na definição de contemporâneo de Giorgio Agamben. O corpus de nosso estudo, Os meus sentimentos, apresenta a história da narradora-protagonista Violeta que, após um acidente automobilístico, passa a narrar em ordem reversa o que poderia ser o último dia de sua vida e, entremeada a essa narração, Violeta deixa escapar a sua história: uma mulher obesa rejeitada em todas as esferas de sua vida. Buscamos, no presente estudo, averiguar e relação entre o estabelecimento da não-pertença em nosso corpus com a atitude contemporânea de Agamben. Para tanto, contamos com, além dos supracitados, autores como Axel Honneth e Gonçalves Neto e Gama.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.