O ensino de Língua Portuguesa e a noção de prática social: uma análise da Base Nacional Comum Curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56942

Palabras clave:

Ensino de língua, Prática social, Base Nacional Comum Curricular.

Resumen

As diversas tendências pedagógicas que atravessam o país, assim como as teorias relativas ao ensino de língua, procuraram alçar, a partir do século XX, perspectivas de educação que tivessem em vistas as práticas sociais dos sujeitos. Esse conceito, portanto, parece pairar de forma bastante alargada dentro do âmbito do fazer pedagógico, podendo ser possível depreendê-lo, também, da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Tomando como objeto de análise a BNCC e também as tendências pedagógicas predominantes no país, o objetivo deste artigo é evidenciar a forma como conceito de prática social, embora aparentemente isomorfo, apresenta ideais formativos distintos, o que, como veremos, acaba também reverberando diretamente nas prospecções do ensino de língua portuguesa.

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Publicado

2021-05-14

Cómo citar

DOS SANTOS, Larissa Malu. O ensino de Língua Portuguesa e a noção de prática social: uma análise da Base Nacional Comum Curricular. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 35, p. 60–83, 2021. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.56942. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/56942. Acesso em: 23 sep. 2025.

Número

Sección

Estudos de Língua (Tema livre)