O sensacionalista: uma mídia pelo método confuso
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56695Palabras clave:
Análise do Discurso, Discurso humorístico, Discurso midiático,Resumen
O presente artigo investiga o website Sensacionalista, a partir de um corpus composto por dez manchetes, e suas relações interdiscursivas por meio dos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, focalizada no Discurso Midiático (CHARAUDEAU, 2006a) e no Discurso Humorístico, a partir de Vale (2013). O portal Sensacionalista apoia-se em suporte on-line e apresenta características de tradicionais mídias on-line, abordando conteúdos atuais. Julgando a pertinência social do tema, uma mídia que perpassa o uso do humor, na presente conjuntura sociopolítica brasileira e mundial, realizou-se, a partir de revisão de literatura da Teoria Semiolinguística e dos pressupostos de Vale (2013), a descrição e análise sociodiscursiva do corpus, considerando a possível relação de interdiscursividade entre os Discursos Midiático e Humorístico. Os resultados indicam o predomínio da visada de fazer-rir, tornando o Sensacionalista é um representante do Discurso Humorístico.Descargas
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