O documentário: um gênero discursivo no ensino de língua portuguesa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.48105

Keywords:

Cinema, Ensino, Bakhtin

Abstract

O ensino de Língua Portuguesa se fundamenta na concepção de linguagem como interação social e tem por objetivo levar para o ambiente escolar as diferentes linguagens que se constituem nas mais diversas situações de interação. Compreende-se então que a língua se constitui nas diferentes esferas de comunicação por meio dos gêneros discursivos, conforme as teorias bakhtinianas. Nessa direção, esse artigo busca articular o documentário como gênero discursivo, o qual pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa. Dessa forma, ancorado pelo círculo de Bakhtin, este artigo parte da definição de Gêneros Discursivos, transita pelas teorias do cinema, mais especificamente do documentário, objetivando apresentá-lo como um gênero discursivo, para, por fim, discutir suas potencialidades no ensino. A partir do levantamento bibliográfico realizado, considera-se que o gênero documentário, como gênero segundo, possibilita a prática pedagógica, no processo de ensino-aprendizagem de “Língua Portuguesa”, viabilizando ao aluno estabelecer relações entre língua, cultura, arte, história e realidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maraisa Daiana da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em linguística e especialista em Docência em Ensino Superior e Metodologias Ativas, Graduada em Letras Português-Francês pela Universidade Estadual de Maringá e membro do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM (GEDUEM/CNPq), desenvolve pesquisas no campo teórico da Análise do Discurso de linha francesa em suas intersecções com os estudos do filósofo Michel Foucault.

Published

2020-07-15

How to Cite

DA SILVA, Maraisa Daiana. O documentário: um gênero discursivo no ensino de língua portuguesa. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 32, p. 84–103, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2020.48105. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/48105. Acesso em: 17 jun. 2025.