Clarice em cordel: uma experiência literária no Ensino Médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42463

Keywords:

Clarice Lispector, Cânone e Popular, Professor mediador, Conto, Cordel.

Abstract

RESUMO: O presente trabalho, objetivou aplicar oficinas de prática de leitura a partir do conto Bonecos de Barro reescrito em cordel. Pesquisa-ação de abordagem qualitativa foi realizada, em uma turma de Ensino Médio, por meio de uma metodologia de produção textual que valoriza a cultura local. Tal estudo busca apresentar as diferenças e similaridades das estruturas do cânone e da literatura popular de cordéis e ressignificar nossa prática educativa. A fundamentação apresentada apoia-se em reflexões de concepções de Thiolent (1992), (COSSON, 2017), Lispector (1999), Leffa (1996), Todorov (2009), Solé (2009). A pesquisa permitiu compreender que a compreensão de um texto é um trabalho árduo e contínuo que se for mediado pelo professor com responsabilidade e compromisso pode gerar bons textos, como o cordel produzido, em conjunto, neste trabalho.

Palavras-chave: Clarice Lispector, Cânone e Popular, Professor mediador, Conto, Cordel.

Author Biography

Michelly Cristiny Soares, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda no PROFELETRAS da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, campos Assú.

Published

2019-11-25

How to Cite

Soares, M. C. (2019). Clarice em cordel: uma experiência literária no Ensino Médio. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 254–270. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42463