Clarice em cordel: uma experiência literária no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42463Keywords:
Clarice Lispector, Cânone e Popular, Professor mediador, Conto, Cordel.Abstract
RESUMO: O presente trabalho, objetivou aplicar oficinas de prática de leitura a partir do conto Bonecos de Barro reescrito em cordel. Pesquisa-ação de abordagem qualitativa foi realizada, em uma turma de Ensino Médio, por meio de uma metodologia de produção textual que valoriza a cultura local. Tal estudo busca apresentar as diferenças e similaridades das estruturas do cânone e da literatura popular de cordéis e ressignificar nossa prática educativa. A fundamentação apresentada apoia-se em reflexões de concepções de Thiolent (1992), (COSSON, 2017), Lispector (1999), Leffa (1996), Todorov (2009), Solé (2009). A pesquisa permitiu compreender que a compreensão de um texto é um trabalho árduo e contínuo que se for mediado pelo professor com responsabilidade e compromisso pode gerar bons textos, como o cordel produzido, em conjunto, neste trabalho.
Palavras-chave: Clarice Lispector, Cânone e Popular, Professor mediador, Conto, Cordel.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.