Clarice em cordel: uma experiência literária no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42463Palavras-chave:
Clarice Lispector, Cânone e Popular, Professor mediador, Conto, Cordel.Resumo
RESUMO: O presente trabalho, objetivou aplicar oficinas de prática de leitura a partir do conto Bonecos de Barro reescrito em cordel. Pesquisa-ação de abordagem qualitativa foi realizada, em uma turma de Ensino Médio, por meio de uma metodologia de produção textual que valoriza a cultura local. Tal estudo busca apresentar as diferenças e similaridades das estruturas do cânone e da literatura popular de cordéis e ressignificar nossa prática educativa. A fundamentação apresentada apoia-se em reflexões de concepções de Thiolent (1992), (COSSON, 2017), Lispector (1999), Leffa (1996), Todorov (2009), Solé (2009). A pesquisa permitiu compreender que a compreensão de um texto é um trabalho árduo e contínuo que se for mediado pelo professor com responsabilidade e compromisso pode gerar bons textos, como o cordel produzido, em conjunto, neste trabalho.
Palavras-chave: Clarice Lispector, Cânone e Popular, Professor mediador, Conto, Cordel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.