ERA UMA VEZ “A POUCA LITERATURA”: O UNIVERSO SOBRENATURAL NOS CONTOS INFANTOJUVENIS DE MARINA COLASANTI
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40400Palabras clave:
Contos de fada modernos, Literatura Infantojuvenil, Sobrenatural, Marina Colasanti.Resumen
O objetivo deste trabalho é promover uma análise do sobrenatural presente no conto de fadas moderno de Marina Colasanti. Propomos uma leitura segundo a qual, em vez de um sobrenatural maravilhoso ‒ como aquele comum aos contos medievais e que outrora se considerava ingênuo ‒, o sobrenatural explorado pela escritora dialogaria diretamente com a estética neofantástica, perspectiva teórica proposta por Jaime Alazraki (1980). A partir dessa leitura, buscamos deixar evidente que o expediente sobrenatural explorado por Marina Colasanti é o mesmo tanto na literatura infantojuvenil quanto aquela supostamente adulta, desconstruindo, com isso, antiquadas visões que entendiam o texto voltado para o público infantojuvenil como “pouca literatura”.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.