SINGULARIDADES DE UMA PERSONAGEM JUVENIL EM QUADRINHOS DE NEIL GAIMAN
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40390Palavras-chave:
Palavras-chave, Leitor juvenil, Arte sequencial, Linguagem da HQ.Resumo
RESUMO: Este artigo objetiva analisar a construção do suspense na narrativa ficcional juvenil em quadrinhos, suas singularidades, recursos e funcionalidades, a partir da análise de exemplos da graphic novel Coraline (2008) de Neil Gaiman. Nossas observações se iniciam com dados sobre as ficções direcionadas aos jovens e o espaço historicamente construído sobre a história em quadrinhos, em seguida, tecemos considerações específicas sobre linguagem visual, e por fim, discutimos como se articulam esses pontos na obra em destaque. Fundamentamos nossa leitura em Jouve (2012) para definir arte, Dondis (2015) sobre as expressões imagéticas, Barbieri (2017) e Mastroberti (2017) para analisar as HQ’s, e Hutcheon (2013) a respeito das várias linguagens presentes em nossa sociedade. Por fim, concluímos que a narrativa sequencial apresenta potencial provocador para construção do leitor literário jovem, uma vez que incita a leitura a partir de sua linguagem imagética e pluridimensional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.