Revisionismo ilustrado em A bela e a adormecida, de Neil Gaiman e Chris Riddell
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40345Keywords:
Contos de fadas, Ilustração, Branca de Neve, Bela AdormecidaAbstract
A bela e a adormecida, dos britânicos Neil Gaiman e Chris Riddell, é um livro ilustrado publicado em 2014 que se destaca ao reformular elementos de dois contos de fadas canônicos, Branca de Neve e A Bela Adormecida, integrando-os em um só. Faz isso propondo uma perspectiva revisionista, ressignificando elementos cristalizados e proporcionando um novo e mais crítico ângulo de análise (MARTINS, 2006). Este artigo usa os preceitos de Perry Nodelman (1988) para mostrar como o efeito revisionista pretendido pela obra se relaciona com as escolhas do ilustrador em relação ao texto-fonte. Percebemos que as imagens brincam com a expectativa do leitor ao destacarem elementos não usuais aos contos de fadas e subverterem convenções de livros ilustrados. As ilustrações agem, portanto, como potencializadoras do efeito revisionista presento no texto verbal, exercendo papel significativo para que a obra alcançasse tamanha notoriedade social e midiática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.