UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE MARIA EMÍLIA NO CONTO “SENHOR DIRETOR”
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40102Palavras-chave:
Literatura brasileira, Linguística, Análise do discursoResumo
O presente estudo visa analisar o conto “Senhor Diretor”, de Lygia Fagundes Telles (2009[1977]), com o objetivo de verificar como se dá a construção identitária da protagonista Maria Emília. Para tanto, a fundamentação teórica de nossas discussões será respaldada em Charaudeau (2009), no que se refere à identidade social e a identidade discursiva; e em Hartog (1999 [1980]), em relação à retórica da alteridade. Com base em nossas análises, foi possível compreender que ao Maria Emília buscar descrever o que se passava ao seu redor acaba por narrar-se e apresentar seus valores e suas crenças para seus interlocutores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.