OLHARES E VOZES SOBRE A LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE ANGOLA: LEITURAS DE MAYOMBE E NOITES DE VIGÍLIA

Autores

  • Derneval Andrade Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Adelino Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.39921

Palavras-chave:

Pepetela, Boaventura Cardoso, Angola, Anticolonialismo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões e discussões sobre as narrativas Mayombe, de Pepetela, e Noites de Vigília, de Boaventura Cardoso, problematizando-as no sentido de buscar e construir respostas agenciadoras da nova realidade sociocultural dos angolanos, pós-independência de Angola. Assim, questões a respeito dos discursos sobre os romances, os itinerários espaciais percorridos pelos autores, narradores e personagens, palavras, expressões, gestos, e outras formas discursivas, como instrumentos de linguagem que cadenciam a consciência social, foram considerados elementos relevantes para que novos olhares e dizeres fossem construídos e reconstruídos. Uma primeira versão deste texto foi apresentada como parte de um capítulo da tese de doutorado em Estudos Étnicos e Africanos, de um dos autores deste trabalho, defendida em 2016.

Biografia do Autor

Derneval Andrade Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Mestre em Cultura, Mémoria e Desenvolvimento Regional. Graduado em Letras. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Adelino Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Letras. Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas do Campus V da Universidade do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Ferreira, D. A., & dos Santos, A. P. (2019). OLHARES E VOZES SOBRE A LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE ANGOLA: LEITURAS DE MAYOMBE E NOITES DE VIGÍLIA. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 528–546. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.39921