OLHARES E VOZES SOBRE A LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE ANGOLA: LEITURAS DE MAYOMBE E NOITES DE VIGÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.39921Palavras-chave:
Pepetela, Boaventura Cardoso, Angola, Anticolonialismo.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões e discussões sobre as narrativas Mayombe, de Pepetela, e Noites de Vigília, de Boaventura Cardoso, problematizando-as no sentido de buscar e construir respostas agenciadoras da nova realidade sociocultural dos angolanos, pós-independência de Angola. Assim, questões a respeito dos discursos sobre os romances, os itinerários espaciais percorridos pelos autores, narradores e personagens, palavras, expressões, gestos, e outras formas discursivas, como instrumentos de linguagem que cadenciam a consciência social, foram considerados elementos relevantes para que novos olhares e dizeres fossem construídos e reconstruídos. Uma primeira versão deste texto foi apresentada como parte de um capítulo da tese de doutorado em Estudos Étnicos e Africanos, de um dos autores deste trabalho, defendida em 2016.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.