A voz da personagem criança e a ilustração: um jogo de silêncios
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.39880Palavras-chave:
Literatura infantil, ilustrações, voz das imagens, voz da criançaResumo
Nos livros infantis, assim como na arte em geral, podemos ver claramente a tensão entre o dito e o silêncio (não dito). Percebemos que o que é visto direciona para o não visto, sendo este último geralmente um universo muito maior do que o primeiro, um exemplo é o livro João por um fio (2005) escrito por André Neves. Se em qualquer livro ilustrado o passeio visual entre a imagem do texto e a ilustração é um movimento necessário da leitura, em propostas onde há o silêncio, a viagem de ida e volta do olhar que lê se torna uma condição para dar voz à onda expansiva das palavras, e também às crianças que, mesmo na literatura infantil, são tão silenciadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.