O judeu na literatura para crianças e jovens. Uma leitura com História.
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.39739Resumo
A diegese d’O caderno do avô Heinrich dá a conhecer uma personagem que migra por força da perseguição cultural e religiosa. Heinrich refugia-se, nos últimos anos da sua vida, em Portugal. A referência narrativa desperta, desde logo, a curiosidade pela possível relação entre a fé judaica e o espaço geográfico português. Por outro lado, sendo tão breve, a mesma oculta todo o tecido histórico que se entretece entre ‘Portugal’ e o ‘Judaísmo’2. Porque merecedor de atenção académica, o trabalho que aqui se apresenta pretende ler os imagótipos judaicos presentes em narrativas para jovens - em articulação com a historiografia portuguesa -, com o intuito de relembrar e de tornar visível este rico património histórico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.