A INFÂNCIA, OS ‘LUGARES DA MEMÓRIA’ E A RECEPÇÃO NAS CRÔNICAS DE MILTON HATOUM
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.39311Palavras-chave:
Infância, lugares da memória, Recepção, Terra Magazine, Milton Hatoum.Resumo
Este trabalho tem por objetivo pensar a infância, ‘os lugares da memória’ e a recepção a partir das análises das crônicas “Elegia para todas as avós”, “Espingarda e um livro de papai Noel”, “Prece de um amazonense em São Paulo e Brasília: trauma e reconciliação”, de Milton Hatoum, publicadas na Revista Eletrônica Terra Magazine entre 2006 e 2010, com base no pensamento de Silvia Molloy (2003, p.14), a qual visa compreender “quais são as fabulações a que recorre uma escrita de si em um certo espaço, em um certo tempo e em uma certa linguagem.” Ademais, tomaremos a cidade de Brasília como um lugar da memória recorrente na crônica “Exílio”. Por fim, discutiremos o processo de leitura das crônicas a partir da interação texto e leitor. As nossas considerações sobre a recepção desses textos de Milton Hatoum serão fundamentadas nas abordagens teóricas Iser (1984), Jauss (1994) e Jouve (2002).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.