Memória infantil, escolar e literária em poesias infantis, de Olavo Bilac
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38383Palavras-chave:
Olavo Bilac, Literatura Infantil Brasileira, Poesia Infantil, Memória escolar.Resumo
Neste artigo, abordamos questões sobre a
memória da infância, da literatura e da
escola republicana presente na obra
Poesias infantis (1904), do escritor
fluminense Olavo Bilac. Consagrando o
discurso poético infantil brasileiro, a
coletânea, que foi escrita, arquitetada e
publicada para fins escolares, abarca os
valores socioculturais e pedagógicos
propagados durante a implantação do
regime republicano brasileiro, os
contornos da nossa educação e as marcas
do início da literatura infantil escolar. Esta
pesquisa de caráter bibliográfico e
interpretativo, buscou examinar as seções
poéticas das estações e dos meses e a sua
articulação com o espaço escolar, tanto
físico como figurado, as noções de
temporalidade, o diálogo com outras artes
e a interdisciplinaridade. Com o intuito de
entender a educação estética e as práticas
escolares e literárias que deram sentido à
escritura em estudo, valemo-nos das
considerações de Escolano (2001), Faria
Filho & Vago (2001), Lajolo (1982) e Veiga
(2011).
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