Memória infantil, escolar e literária em poesias infantis, de Olavo Bilac

Autores

  • Ana Paula Serafim Marques da Silva UFPB
  • Daniela Maria Segabinazi UFPB

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38383

Palavras-chave:

Olavo Bilac, Literatura Infantil Brasileira, Poesia Infantil, Memória escolar.

Resumo

Neste artigo, abordamos questões sobre a
memória da infância, da literatura e da
escola republicana presente na obra
Poesias infantis (1904), do escritor
fluminense Olavo Bilac. Consagrando o
discurso poético infantil brasileiro, a
coletânea, que foi escrita, arquitetada e
publicada para fins escolares, abarca os
valores socioculturais e pedagógicos
propagados durante a implantação do
regime republicano brasileiro, os
contornos da nossa educação e as marcas
do início da literatura infantil escolar. Esta
pesquisa de caráter bibliográfico e
interpretativo, buscou examinar as seções
poéticas das estações e dos meses e a sua
articulação com o espaço escolar, tanto
físico como figurado, as noções de
temporalidade, o diálogo com outras artes
e a interdisciplinaridade. Com o intuito de
entender a educação estética e as práticas
escolares e literárias que deram sentido à
escritura em estudo, valemo-nos das
considerações de Escolano (2001), Faria
Filho & Vago (2001), Lajolo (1982) e Veiga
(2011).

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Biografia do Autor

Ana Paula Serafim Marques da Silva, UFPB

Mestre em Letras pela UFPB

Daniela Maria Segabinazi, UFPB

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; SEGABINAZI, Daniela Maria. Memória infantil, escolar e literária em poesias infantis, de Olavo Bilac. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 27, p. 223–242, 2018. DOI: 10.12957/palimpsesto.2018.38383. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/38383. Acesso em: 24 maio. 2025.