A construção do ser sinopense por migrantes da década de 80: memórias cultivadas e enraizadas
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37289Palavras-chave:
Migração, Identidade, Sinop-Mato Grosso.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a construção da identidade dos migrantes que vieram para Sinop-Mato Grosso nos anos de 1980 e, para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro pessoas que residem na cidade. Como aporte teórico, respaldou-se nas reflexões de Stuart Hall, Tomás Tadeu da Silva, Edison Antonio de Souza, Luciana Texeira. Por meio das análises de dados, percebe-se que, apesar de serem de outros Estados, os entrevistados afirmam que são filhos dessa terra, reconhecendo-a como lugar de prosperidade econômica. Ademais, averiguou-se nos dizeres dos migrantes, o desenvolvimento da cidade que mescla-se com a construção da identidade dos entrevistados, ocasionando assim, outros sentidos ao ser sinopense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.