O dândi dos pampas
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.36439Palavras-chave:
dândi dos pampas, payada, ética, revoluçãoResumo
No presente artigo, objetivo definir o que denomino dândi dos pampas, o artista-intelectual que, vivendo como obra de arte, por meio das suas payadas resiste ao espírito do colonialismo. Sem negar as suas origens crioulas, o dândi dos pampas se revolta contra o patronato ao sustentar a sua ética em versos. Ao estetizar a existência, o dândi dos pampas denuncia os abusos históricos sofridos pela América Latina. Para dar forma ao dândi dos pampas analisarei “Coplas del payador perseguido”, de Atahualpa Yupanqui e “Payada”, de Jayme Caetano Braun.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.