A erotização da mulher em anúncios publicitários de perfumes como marca de sua submissão

Autores/as

  • Graziela Taís Baggio Pivetta Universidade de Passo Fundo
  • Sandra Novello Silvestri Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2008.35794

Palabras clave:

Formação Discursiva, Formação Ideológica, Condições de Produção

Resumen

Este artigo analisa a presença de Formações Discursivas que se contrapõem em anúncios publicitários dos perfumes Live e Deseo da grife Jennifer Lopez, ambos publicados na Revista Nova, respectivamente em janeiro e maio de 2008. A fundamentação teórico-metodológica está pautada na teoria da Análise do Discurso de linha francesa. Considerando que é no discurso que os sentidos se confrontam e que estes, por sua vez, não estão prontos e acabados no enunciado, tornam-se, segundo Pêcheux (1997, p. 53) “uma série de pontos de deriva possíveis, oferecendo lugar à interpretação”, novos efeitos de sentido vão surgindo porque a Formação Discursiva da qual fazem parte não é una nem homogênea e os sentidos vão sendo determinados, não somente pela materialidade lingüística, como também pelas condições de produção. È nas análises dos anúncios publicitários que compõem o corpus deste artigo que podemos perceber o “atravessamento” de Formações Discursivas diferentes e contraditórias: uma que nos revela a independência que as mulheres conseguiram nos últimos anos, principalmente em relação a sua sexualidade; e outra que nos mostra a sua submissão, mesmo que de forma não declarada, a um discurso machista que as torna femmes fatales, tomando a imagem dessa mulher como uma forma de movimentar o capitalismo presente na sociedade atual.

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Biografía del autor/a

Graziela Taís Baggio Pivetta, Universidade de Passo Fundo

Mestranda pela Universidade de Passo Fundo

Sandra Novello Silvestri, Universidade de Passo Fundo

Mestranda pela Universidade de Passo Fundo

Publicado

2018-07-12

Cómo citar

PIVETTA, Graziela Taís Baggio; SILVESTRI, Sandra Novello. A erotização da mulher em anúncios publicitários de perfumes como marca de sua submissão. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, p. 1–15, 2018. DOI: 10.12957/palimpsesto.2008.35794. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35794. Acesso em: 25 may. 2025.

Número

Sección

Estudos livres