A erotização da mulher em anúncios publicitários de perfumes como marca de sua submissão
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2008.35794Palavras-chave:
Formação Discursiva, Formação Ideológica, Condições de ProduçãoResumo
Este artigo analisa a presença de Formações Discursivas que se contrapõem em anúncios publicitários dos perfumes Live e Deseo da grife Jennifer Lopez, ambos publicados na Revista Nova, respectivamente em janeiro e maio de 2008. A fundamentação teórico-metodológica está pautada na teoria da Análise do Discurso de linha francesa. Considerando que é no discurso que os sentidos se confrontam e que estes, por sua vez, não estão prontos e acabados no enunciado, tornam-se, segundo Pêcheux (1997, p. 53) “uma série de pontos de deriva possíveis, oferecendo lugar à interpretação”, novos efeitos de sentido vão surgindo porque a Formação Discursiva da qual fazem parte não é una nem homogênea e os sentidos vão sendo determinados, não somente pela materialidade lingüística, como também pelas condições de produção. È nas análises dos anúncios publicitários que compõem o corpus deste artigo que podemos perceber o “atravessamento” de Formações Discursivas diferentes e contraditórias: uma que nos revela a independência que as mulheres conseguiram nos últimos anos, principalmente em relação a sua sexualidade; e outra que nos mostra a sua submissão, mesmo que de forma não declarada, a um discurso machista que as torna femmes fatales, tomando a imagem dessa mulher como uma forma de movimentar o capitalismo presente na sociedade atual.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.