Peregrinação de Barnabé das Índias: uma viagem pela identidade portuguesa
Palavras-chave:
revisão historiográfica, viagens, saudade, identidade nacional portuguesaResumo
O presente artigo pretende mostrar, a partir da análise do romance de Mário Cláudio, Peregrinação de Barnabé das Índias, como se dá a revisão historiográfica proposta por ele, qual sua motivação e o meio escolhido para tal. A partir da idéia da navegação como desencadeadora de outras viagens, vê-se a mitologia da saudade como elemento caracterizador da identidade portuguesa, usada aqui como arcabouço para a análise e para essa revisão do passado que aponta um outro futuro possível em meio ao caos do capitalismo avançado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.