Eça de Queirós e o diálogo com Exegetas do Evangelho
Palavras-chave:
Eça de Queirós, Exegeses laicas, intertextualidadeResumo
Durante o período que estudou Direito em Coimbra (1861 a 1866), Eça de Queirós conheceu a maioria dos historiadores, filósofos, e pensadores diversos, com os quais manteve um incessante diálogo ao longo de sua produção literária. Neste trabalho procuramos analisar a incidência das idéias de Ernest Renan (1823-1892), David Strauss (1808-1874), Ludwig Feuerbach (1804-1872) e Jean-Pierre Proudhon (1809-1865), especialmente em uma obra de Eça, A relíquia (1887). Os quatro pensadores foram muito famosos no século XIX por terem averigüado as fontes históricas da vida de Jesus, os primórdios do Cristianismo e proposto novas hipóteses acerca de Cristo e de sua religião. Muitas das cenas e acontecimentos de A relíquia são desenvolvidas a partir dos ideais veiculados por esses pensadores em suas exegeses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.