A trilogia do último Eça
Keywords:
Último Eça, Realismo-naturalismo, Fim-de-séculoAbstract
A ilustre casa de Ramires, A cidade e as Serras e A correspondência de Fradique Mendes representam uma nova postura ideológica de Eça de Queirós. Nestas três obras, o autor defende a necessidade de a sociedade adotar uma postura de originalidade no pensar e de eliminação dos conceitos caducos naquele final de século. Assim, esses três textos são vistos neste trabalho como uma trilogia, e os protagonistas representam três propostas do autor: Gonçalo é o português rural que busca no passado a força para mudar; Jacinto é o português cosmopolita que retorna às origens para pôr-se em diálogo com o seu país e o mundo; Fradique é o português global que circula à vontade pelos continentes. A trilogia apresenta propostas para um novo século: livrar o homem das amarras que o atavam ao nacionalismo romântico, à crença cega na ciência, ao poder da igreja e aos grandes sistemas filosóficos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.