A Internet e as novas construções com o prefixo super-
Resumen
Este estudo objetiva investigar uma de várias mudanças no léxico do português do Brasil que vêm acontecendo graças, dentre outros motivos, ao advento da Internet: a expansão da utilização do prefixo super- com base verbal.. Para fazer essa análise, utilizaremos os pressupostos teóricos lexicais, utilizando com base os estudos de Basílio (1989, 2001, 2004). Faremos uma breve comparação com estudos realizados antes da expansão das conversações em tempo real ocorridas na Internet e de outros gêneros textuais relacionados à produção textual do mundo virtual. Como pretendemos desenvolver uma análise simples e objetiva, tentaremos explicar da mesma forma as causas que levam os participantes do mundo virtual a intensificarem verbos que, tradicionalmente, não admitem intensificação pelo prefixo super- e suas conseqüências para o léxico do Português. Os dados a serem examinados neste trabalho foram colhidos em ambiente virtual, nos chamados blogs. Como nossa área de pesquisa é a lingüística computacional, em que analisamos os fenômenos ocorridos no ambiente virtual, faremos a análise do corpus à luz dos teóricos que tratam do léxico do português e de sua estrutura e de percepções que viemos tendo durante a análise dos blogs, que já se configura como um novo gênero textual.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.