Memórias da Emília: memorialismo ou paródia
Resumo
O presente trabalho intenta, através de uma leitura das Memórias da Emília, de Monteiro Lobato, tecer considerações sobre a proposta de seu autor: memórias ou paródia. Para tanto situamos o livro no contexto histórico em que foi escrito, como também pesquisamos qual a posição lobatiana em relação à escrita do eu. O título Memórias da Emília não foi posto ao acaso, pois, ao lê-lo, o leitor infere que Emília decidiu escrever suas memórias e contar tudo o que houve em sua vida, depois das aventuras vividas nos livros anteriores. No entanto, não é exatamente isso que acontece: Emília é um personagem fictício e revela suas memórias (escritas de fato por outro personagem, o Visconde de Sabugosa) dentro de um espaço ficcional, não se atendo somente ao que “acontece”, mas indicando também “o que devia haver”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.