Concepções de linguagem no livro paradidático: a lei 5692/71 e a língua portuguesa como comunicação e expressão
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35383Keywords:
espaço, memória, natureza, opção identitáriaAbstract
A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1971, Lei 5692/71, resultou em profundas mudanças no sistema educacional brasileiro, ao estabelecer que os objetivos da educação seriam direcionados para as necessidades do mercado de trabalho e os currículos passariam a dar ênfase ao ensino tecnicista e profissionalizante no ensino de 1º e 2º graus. O objetivo deste estudo é analisar as concepções de linguagem no livro paradidático Comunicação e Expressão Através do Conto e Crônica, que fazia parte das referências dos planos de ensino da ETEFESC sob a vigência da Lei 5692/71. Este estudo apoia-se nas noções de Bakhtin sobre linguagem, enunciado, dialogismo e gênero do discurso, e nos princípios teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso. O livro analisado apresenta a concepção de linguagem como instrumento de comunicação, dialogando com a Teoria da Comunicação e as leis e normas daquele período.Downloads
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