De I Malavoglia a la terra trema: Visconti e a mathesis neorrealista
Palavras-chave:
Luchino Visconti, Giovanni Verga, neorrealismo, verismo, mathesisResumo
Em 1948, Luchino Visconti girou La terra trema, obra em que retrata a "luta pela vida" dos pescadores sicilianos. Se, por um lado, o filme possui várias características que o aproximam do gênero documental, por outro lado possui uma clara matriz literária: o romance I Malavoglia, de Giovanni Verga (1881), cuja relevância para o neorrealismo cinematográfico italiano já fora apontada pelo próprio diretor e por outros "homens de cinema" da época. Ao fazer uma leitura comparativa do livro e do filme, este artigo propõe que a obra de Verga se configurou como uma espécie de mathesis – no sentido utilizado por Roland Barthes em O prazer do texto – para aquela geração intelectual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.