O silêncio e o calar sobre a ditadura militar pelo olhar de Bakhtin: a diferença entre o ouvir e o escutar
Palavras-chave:
discurso, jornal, ditadura militarResumo
Este artigo discute as concepções de Mikhail Bakhtin sobre o silêncio e o calar no discurso, tendo como recorte os dizeres sobre a ditadura militar brasileira em três capas do jornal “Última Hora” publicadas em 1966, 1967 e 1968, nos aniversários de 2, 3 e 4 anos do golpe militar, respectivamente. Enquanto o silêncio e o ouvir relacionam-se ao ato mecânico, o calar relaciona-se à escuta ativa, aberta à polissemia e à ambiguidade. Com isso, visamos observar a importância do calar na compreensão dos sentidos e como condição para a resposta ativa do sujeito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.