O que dizem os escritores sobre a definição do que se tem chamado de autoficção
Palavras-chave:
Autoficção, escritas de si, ficção e verdade.Resumo
O presente trabalho é o resultado do cruzamento de vários artigos escritos por importantes intelectuais contemporâneos que se dedicam ao estudo das escritas de si, e das autoficções, mais especificamente. Iniciamos com o levantamento do que se tem produzido na França, uma vez que é neste país que podemos encontrar os mais fecundos debates sobre a conceituação, bem como a caracterização daquilo que se vem chamando de autoficção. Em seguida, trouxemos à cena os trabalhos de dois latinoamericanos, Diana Klinger e Silviano Santiago, que, fora do cenário cultural europeu, têm contribuído para os estudos acerca deste novo “gênero” entre nós. Nosso objetivo é apresentar os diversos pontos de vista teóricos, a fim de contribuir para a ampliação das reflexões sobre a escrita autoficcional dentro da Crítica Literária brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.