As faces de Janus: um olhar sobre a narrativa moldura como procedimento literário
Palavras-chave:
Narrativa moldura, Giovanni Boccaccio, Romantismo Alemão, Ludwig Tieck, E. T. A. Hoffmann.Resumo
A narrativa moldura, como introdução ou mote para outras narrativas, é procedimento literário que acompanha a exteriorização artística humana desde as mais antigas épocas. Este ensaio tem como intuito principal iluminar a narrativa moldura enquanto procedimento literário que introduz ou delimita outras narrativas subsequentes. Para compreender o desenvolvimento e uso da narrativa moldura em diferentes autores, observaremos exemplos deste procedimento literário, bem como o denominado recit encadré, e outras formas de introdução de narrativas, assim como sua filiação com a tradição retórica clássica, desde Giovanni Boccaccio (1313-1375), e seu “Decamerão”, o mais famoso exemplo de narrativa moldura, até as obras de Ludwig Tieck (1773-1853) e E. T. A. Hoffmann (1776-1822), no Romantismo Alemão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.