Memória discursiva e esquecimento: revisitando o chapéu de Clémentis
Palavras-chave:
Análise de Discurso, memória discursiva, esquecimento.Resumo
O presente trabalho tem o intuito de tecer algumas reflexões introdutórias sobre os conceitos de memória discursiva e esquecimento no campo da Análise de Discurso de linha francesa, que tem em Michel Pêcheux seu maior representante. Tal tarefa deve realizar-se a partir de uma leitura da tradução do texto de Jean-Jacques Courtine, intitulado La toque de Clémentis, e a partir de excertos da obra de Nietsche em que o autor reflete sobre a complexidade do fenômeno esquecimento (portanto, abordando aspectos distintos do conceito de esquecimento engendrado pelas reflexões de estudiosos da análise discursiva).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.