Feliz 2011: banco não vende caridade; vende consultoria. Uma leitura crítico-interpretativa da propaganda de ano novo do banco Itaú
Keywords:
Teoria sistêmico-funcional, polifonia, linguagem.Abstract
Este artigo problematiza como o mercado e instituições que o compõem têm se utilizado de valores que lhe são absolutamente contraditórios para conquistar mais consumidores, subvertendo os sentidos esperados, para construir novas significações, num jogo de identificação que faz parecer o outro. Para tanto, analiso a propaganda de ano novo do Banco Itaú veiculada nas principais emissoras de TV em território nacional. Baseado na linguística sistêmico-funcional, analiso a função interpessoal da linguagem presente no texto da propaganda do Banco Itaú, com o fim de investigar como o Banco age para persuadir os telespectadores brasileiros de que está de fato preocupado com suas necessidades e de que é a empresa mais adequada para atendê-los. Também analiso, a partir do conceito da polifonia, como o Banco torna presente as vozes dos telespectadores, a partir de suas reflexões, como estratégia para mostrar-se solidário com elas. Fica demonstrado neste artigo como a linguagem, mais do que comunicar, interage, persuade, induz a comportamentos e atitudes, sendo elemento constituinte e constitutivo da experiência humana.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.