Uma reflexão sobre a construção de personagens cômicos a partir d’As nuvens de Aristófanes
Palavras-chave:
Comédia, Construção, PersonagensResumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o teatro contemporâneo tendo como subsídio o teatro antigo. Para isso será analisada a construção feita por Aristófanes dos principais personagens da peça As nuvens (423 a.C.). O primeiro a ser estudado é Estrepsíades, um agricultor astuto, que preconiza a figura do matuto esperto, recorrente na Literatura Brasileira; o segundo é o personagem Sócrates, estereótipo do intelectual aéreo e distraído. Aristófanes utiliza uma construção cômica modelar nos personagens em questão, proporcionado ao público contemporâneo uma valiosa contribuição para se pensar no caminho que a comedia trilhou desde Antiguidade Clássica até nossos dias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.