Corpo e performance na poesia cantada
Palavras-chave:
Corpo, Performance, Música, PoesiaResumo
Este trabalho trata da presença do corpo na elaboração da performance que contempla a ‘poesia cantada’. Este termo seria a união de poesia e música de maneira indissociável, algo presente desde a época medieval, com os jograis, até os dias de hoje, como se pode perceber, por exemplo, com os compositores de música rural e urbana brasileiras. Ambas - poesia e música necessitam de um corpo desde a sua concepção até o momento da execução, por serem obra de um humano para outro. O objetivo deste texto é definir o termo ‘poesia cantada’ considerando a ocorrência desse tipo de obra no Brasil e, principalmente, revelar a importância do corpo nesse processo de composição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.