“Pathosmorfose”: representações de imagens corporais na parenética de Antônio Vieira
Palavras-chave:
Retórica, Antônio Vieira, PáthosResumo
O presente artigo trata das especificidades acerca da sermonística vieiriana - que mantém como base o modelo da ut pictura poesis, formulação cristalizada no paradigma pictural dominante nas letras portuguesas do séc. XVII -, com ênfase nos artifícios retóricos da parenética de Antônio Vieira. Também é objetivo pontuar como o jesuíta cria uma natureza mimética em seus sermões, que permite o artifício da “sedução pelo discurso”, lançando mão de uma ilusão pictórica que deseja impregnar-se na mente de seu auditório. Para isso, o inaciano toma como base na feitura de seus “cosméticos” um chromata metafísico que se desprende de toda significação carnal e mundana - qual paleta repleta de cores, de movimentos vigorosos e precisos. O “pincel retórico” de Vieira espalha, empasta e funde “matizes eloquentes” nos sermões - distribui de forma flexível sua pregação e torna possível ajustar a carga imagética no ponto preciso, aplicando detalhes e modelando formas.
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