A perspectiva política de A. P. Lopes de Mendonça nas páginas da Revolução de Setembro
Palavras-chave:
Lopes de Mendonça, Literatura Portuguesa, Dezenove, PolíticaResumo
A. P. Lopes de Mendonça, escritor português da primeira metade do século XIX, apresentava fortes ideais políticos, o que influenciou sobremaneira sua obra literária, publicada em jornais e revistas. Além da literatura, Mendonça recebeu destaque como articulista político por sua colaboração no jornal A Revolução de Setembro, onde pôde fazer uso de seu estilo incisivo e irônico para manifestar oposição à situação política portuguesa de sua época. Flertava já com ideais socialistas, que, de certo modo, antecipava em Portugal, através dos periódicos para os quais escrevia. Autor do insigne romance Memórias dum doido, A. P. Lopes de Mendonça produziu também crônicas e contos, nos quais se evidencia o gênio do escritor. Nosso trabalho propõe-se a analisar brevemente como se deram as representações das transformações sociais, políticas e de costumes do século XIX nesses textos curtos, a fim de, dessarte, valorizar esse segmento pouco tocado da obra mendonciana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.