Marques de Carvalho na História Literária de José Veríssimo
Palavras-chave:
Marques de Carvalho, José Veríssimo, História da literatura brasileiraResumo
João Marques de Carvalho (1866-1910) foi um escritor relegado a um lugar periférico em alguns compêndios de história da literatura brasileira e, de outros, foi totalmente excluído. José Veríssimo (1857-1916) é um exemplo de crítico que não fez nenhuma menção ao nome de Marques de Carvalho em sua história literária. É curioso, no entanto, esse fato, pois os dois eram não apenas contemporâneos, como também conterrâneos. Tomando como ponto de partida os critérios de Veríssimo para selecionar e, consequentemente, excluir obras e autores, objetivamos, com este trabalho, portanto, compreender por que Veríssimo não inseriu, na sua obra, o nome de Marques de Carvalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.