A Modern Penelope: the Narrator in Margaret Atwood’s The Penelopiad
Palavras-chave:
Narrador, Feminismo, AtwoodResumo
O presente artigo analisa o romance The Penelopiad de Margaret Atwood como uma contranarrativa da história de Penélope, esposa de Ulisses, como a conhecemos na Odisseia. A partir de perspectivas dos estudos pós-coloniais e feministas, examinam-se as estratégias da autora na criação de uma narradora, Penélope, que quer justamente não mais ser somente o modelo de esposa fiel no Ocidente. Percebemos, neste estudo, como Atwood, pelo uso de uma das narrativas fundacionais do mundo ocidental, desafia e subverte suas noções ao mesmo tempo em que, de certa forma, homenageia tal narrativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.