Drummond e a estratégia de negação
Palavras-chave:
Drummond, Ironia romântica, Metalinguagem, Poesia brasileiraResumo
Nos poemas em que reflete sobre sua própria poesia, Carlos Drummond de Andrade usualmente a nega. Ele desconfia de sua capacidade de escrita e do valor dos versos que produz. Esta negação, que pode ser um modo de discurso, ligado à ironia romântica, transcende o campo da literatura e aparece também nas entrevistas e na correspondência do poeta. Diante desta transversalidade, somos levados a refletir sobre as origens de tal estratégia de escrita, que pode estar relacionada a um traço mais estruturante da psicologia do autor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.