A narrativa por um fio: aspectos metaficcionais no conto As babas do diabo
Palavras-chave:
Narrativa, Metaficção, Conto, CortázarResumo
O conto Las babas del diabo (As babas do diabo), publicado na coletânea Las armas secretas (As armas secretas - 1959), é a primeira narrativa explicitamente metaficcional de Julio Cortázar e inaugura uma tendência da obra do autor que atinge seu ponto máximo com o romance Rayuela (O jogo da amarelinha – 1963). Por meio de uma profusão de recursos metaficcionais, percebem-se, além do profundo envolvimento do texto com a discussão sobre o fazer literário, a incorporação dessa questão na história e na própria estrutura narrativa. O presente trabalho pretende, portanto, analisar a forma pela qual os recursos metaficcionais se delineiam no conto, buscando compreender de que maneira a narrativa se sustenta em meio a uma construção discursiva que radicaliza convenções do código narrativo e expõe a natureza artificial da ficção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.