O discurso favorável sobre as cotas raciais em artigos de opinião de circulação universitária
Palavras-chave:
imagens, argumentação, cotas raciais, ethosResumo
Este artigo objetiva analisar, a partir de uma perspectiva linguístico-discursiva, os recursos argumentativos sobre a adoção de cotas raciais para o ingresso no ensino superior a partir de três artigos de opinião do periódico Boletim – UFMG. Os textos escolhidos são anteriores à Lei 12.711/12 e foram investigados a partir de três categorias: a imagem positiva que o locutor elabora de si, as relações raciais no Brasil e a meritocracia, todos pela perspectiva do sujeito que argumenta de forma favorável à proposição de cotas raciais. Para o desenvolvimento desse trabalho, utilizamos a análise argumentativa, ramo da Análise do Discurso, a partir de Amossy (2007, 2010, 2011). Como conclusão, entendemos que nas três categorias analisadas é destacado pelos locutores um olhar que vai além da discussão sobre as cotas raciais enquanto política pública para então abarcar elementos relativos às relações raciais desenvolvidas no Brasil.
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