POR QUE COMPRAR UM PASSADO? UMA LEITURA IDENTITÁRIA DA ADAPTAÇÃO DE O VENDEDOR DE PASSADOS PARA O CINEMA

Autores

  • Priscila Finger do Prado Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

O vendedor de passados, identidade cultural, Literatura, Cinema, Brasil, Angola

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção da identidade cultural na comparação entre o romance de José Eduardo Agualusa, O vendedor de passados, e sua adaptação cinematográfica, de mesmo nome, partindo da seguinte questão: Por que comprar um passado (no Brasil e em Angola)? Para a execução desse propósito, pretendemos, num primeiro momento, realizar leituras sobre adaptação e identidade cultural. Depois, iniciaremos a análise das obras comparativamente, buscando as soluções adaptativas da passagem do romance para o filme, especialmente como a questão identitária é retomada no filme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Finger do Prado, Universidade Federal do Paraná

Unicentro/UFPR-PG

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

DO PRADO, Priscila Finger. POR QUE COMPRAR UM PASSADO? UMA LEITURA IDENTITÁRIA DA ADAPTAÇÃO DE O VENDEDOR DE PASSADOS PARA O CINEMA. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 15, n. 22, p. 203–226, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35004. Acesso em: 24 maio. 2025.