POR QUE COMPRAR UM PASSADO? UMA LEITURA IDENTITÁRIA DA ADAPTAÇÃO DE O VENDEDOR DE PASSADOS PARA O CINEMA
Palavras-chave:
O vendedor de passados, identidade cultural, Literatura, Cinema, Brasil, AngolaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção da identidade cultural na comparação entre o romance de José Eduardo Agualusa, O vendedor de passados, e sua adaptação cinematográfica, de mesmo nome, partindo da seguinte questão: Por que comprar um passado (no Brasil e em Angola)? Para a execução desse propósito, pretendemos, num primeiro momento, realizar leituras sobre adaptação e identidade cultural. Depois, iniciaremos a análise das obras comparativamente, buscando as soluções adaptativas da passagem do romance para o filme, especialmente como a questão identitária é retomada no filme.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.