Discurso, memória e corpos dóceis: a (in)disciplina sob os olhos dos professores
Keywords:
disciplina, corposdóceis, memóriaAbstract
O nosso trabalho analisa os mecanismos discursivos que historicamente regeram a construção de “corpos dóceis” na escola, mais precisamente os discursos que dão visibilidade aos regimes de existência do corpo enquanto objeto de discurso, além de evidenciar mecanismos de poder e legitimação do corpo nos espaços escolares por meio dos discursos dos professores, recolhidos em questionários. Analisamos os atravessamentos que ocorrem nos discursos dos sujeitos discursivos (professores), atentando para os que sustentam certos mecanismos de poder e os que rompem com tais mecanismos, dando visibilidade ao papel da memória discursiva na construção desses discursos. Para tanto, utilizamos alguns conceitos do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. As análises do corpus apontaram que há muitos resquícios das práticas de disciplinarização de corpos na atualidade e que, apesar de alguns deslocamentos, os professores se mostram saudosos dos mecanismos utilizados no passado, interpretados como sendo mais eficazes.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.