Discurso, memória e corpos dóceis: a (in)disciplina sob os olhos dos professores
Palabras clave:
disciplina, corposdóceis, memóriaResumen
O nosso trabalho analisa os mecanismos discursivos que historicamente regeram a construção de “corpos dóceis” na escola, mais precisamente os discursos que dão visibilidade aos regimes de existência do corpo enquanto objeto de discurso, além de evidenciar mecanismos de poder e legitimação do corpo nos espaços escolares por meio dos discursos dos professores, recolhidos em questionários. Analisamos os atravessamentos que ocorrem nos discursos dos sujeitos discursivos (professores), atentando para os que sustentam certos mecanismos de poder e os que rompem com tais mecanismos, dando visibilidade ao papel da memória discursiva na construção desses discursos. Para tanto, utilizamos alguns conceitos do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. As análises do corpus apontaram que há muitos resquícios das práticas de disciplinarização de corpos na atualidade e que, apesar de alguns deslocamentos, os professores se mostram saudosos dos mecanismos utilizados no passado, interpretados como sendo mais eficazes.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.