O “bosquejo” de Almeida Garrett: intersecções entre história da literatura e uma crítica política
Palabras clave:
Almeida Garrett, História da Literatura, Política.Resumen
O “Bosquejo de História da Língua e da Poesia Portuguesas”, de João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett, introduz o Parnaso Lusitano, antologia da poesia portuguesa publicada em 1826. Entretanto, o “Bosquejo” vai além de uma simples introdução que visa situar historicamente autores e suas produções literárias. Esta leitura pretende explicitar no “Bosquejo” os elementos de uma crítica e de um projeto políticos que fundamentam e são espelhados pela narrativa historiográfica propriamente literária. Assim, ressaltamos o entrelaçamento conceitual entre a História da Literatura oitocentista e a ideia de nação, bem como flagramos, no texto garrettiano, um momento particular desse entrelaçamento, vendo-o não apenas como “afirmação” nacionalista pela literatura, mas como ensejo para um pensamento crítico da política e da vida cultural de uma determinada sociedade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.