O riso infantil em “campo geral”: A ALEGRIA COMO APRENDIZADO DE REGENERAÇÃO
Palavras-chave:
Guimarães Rosa, Infância, Alegria, Riso ambivalente, Regeneração.Resumo
Em “Campo Geral”, Guimarães Rosa amplia o sentido da enunciação ao construir um narrador em 3ª pessoa que faz a dupla mediação do seu ponto de vista pelos olhos infantis e encantados do menino Miguilim. Dessa forma, “Campo Geral” passa de uma narrativa adulta acerca da aprendizagem infantil da alegria para a narrativa encantada da criança a respeito da desconstrução da tristeza do mundo oficial adulto e da apreensão do sentido ambivalente e regenerador da alegria e do riso infantis. A composição arquitetônica de Rosa é propositalmente desenvolvida de modo polifônico a fim de deixar transparecer a descoberta do mundo pelos olhos infantis, o que torna possível reconhecer o ponto de vista infantil e a sua opinião acerca da alegria como um processo de regeneração e o riso como um rebaixamento que implicará a reconstrução da vida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.