O cômico como estratégia de resistência em A pequena ilha, de Andrea Levy
Palabras clave:
cômico, negro, resistência.Resumen
Baseando-se nas teorias desenvolvidas por Bhabha (1998), Ashcroft (2001), Figueiredo (1998), Alberti (1999), entre outras, analisa-se aqui o cômico como estratégia de resistência na literatura póscolonial tendo como corpus o romance A pequena ilha (2004), da britânica Andrea Levy. Analisa-se, mais especificamente, o personagem negro e diaspórico Gilbert, investigando de que maneira o cômico pode ser visto como um instrumento de questionamento e resistência no contexto de opressão e racismo em que o personagem está inserido e até que ponto tal estratégia é capaz de contestar a suposta hierarquia e hegemonia do poder colonial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.