O dialogismo na obra Infância roubada, crianças atingidas pela ditadura militar no Brasil

Autores

  • Jaqueline Aparecida Nogueira UFSJ

Palavras-chave:

Dialogismo, Ditadura Militar, heterogeneidade enunciativa, imaginários sociodiscursivos.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o dialogismo na obra Infância Roubada, Crianças Atingidas pela Ditadura Militar no Brasil (2014). A base teórico-metodológica dessa pesquisa se fundamentou nos estudos bakhtinianos sobre o dialogismo, nos estudos enunciativos de Authier-Revuz e na Teoria Semiolinguística de Charaudeau. Primeiramente, identificamos as representações do discurso outro e, em seguida, relacionamos tais presenças ao meio sócio-histórico, com base na noção de imaginário sociodiscursivo. Concluímos que as representações do discurso outro foram acionadas na obra como forma de sugerir e desvalorizar posicionamentos associados ao regime militar e de esclarecer e valorizar os posicionamentos dos militantes.

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Nogueira, UFSJ

Mestre em Letras (UFSJ)

 

Downloads

Publicado

2017-06-10

Como Citar

Nogueira, J. A. (2017). O dialogismo na obra Infância roubada, crianças atingidas pela ditadura militar no Brasil. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24), 141–161. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34828