O dialogismo na obra Infância roubada, crianças atingidas pela ditadura militar no Brasil
Palavras-chave:
Dialogismo, Ditadura Militar, heterogeneidade enunciativa, imaginários sociodiscursivos.Resumo
Este trabalho objetiva analisar o dialogismo na obra Infância Roubada, Crianças Atingidas pela Ditadura Militar no Brasil (2014). A base teórico-metodológica dessa pesquisa se fundamentou nos estudos bakhtinianos sobre o dialogismo, nos estudos enunciativos de Authier-Revuz e na Teoria Semiolinguística de Charaudeau. Primeiramente, identificamos as representações do discurso outro e, em seguida, relacionamos tais presenças ao meio sócio-histórico, com base na noção de imaginário sociodiscursivo. Concluímos que as representações do discurso outro foram acionadas na obra como forma de sugerir e desvalorizar posicionamentos associados ao regime militar e de esclarecer e valorizar os posicionamentos dos militantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.