COMPREENSÃO ACERCA DO PROCESSO DE BUSCA PELO TRANSCENDENTE À VOLTA AO EXISTENTE

Autores

Palavras-chave:

Cristianismo. Escolástica. Agostinho. Tomás de Aquino. Transcendente.

Resumo

O presente trabalho visa contribuir na elucidação no modo de ver e pensar a filosofia - de modo particular o período medieval- que não se separa da história do desenvolvimento do Ocidente. O objetivo geral estabelecido consiste em verificar o processo de transformação da filosofia medieval, esta que é marcada por uma constante busca pela explicação do transcendente, mas ao final desse período, vê-se a necessidade de um retorno à existência, isto é, discutir questões relacionadas à própria existência. Quanto ao método, o que será usado para fins deste trabalho será o indutivo-dedutivo. Quanto à metodologia adotada, esta será de caráter bibliográfico, ou seja, será feito um levantamento em referências bibliográficas disponíveis para todos, publicadas pelos diversos meios disponíveis, isto é, impresso ou virtual, sem prejuízo à produção do conhecimento. Frente a esse objetivo, foram possíveis chegar a algumas considerações. Dentre elas, pode-se destacar três pontos, sendo eles: 1) A fé cristã-católica assume papel imprescindível na história do Ocidente e acaba deixando marcas indeléveis, principalmente por meio de uma “evangelização cultural”. 2) A Igreja Católica não só contribuiu para o desenvolvimento do Ocidente, influenciando de maneira significativa o modo de pensar e agir, mas, antes de tudo, formou o ser humano que vive e existe neste tempo e espaço. 3)Por fim, o ser humano pode e é conatural a busca pela felicidade, porém é imprescindível que a busque a partir de sua condição humana, não se aniquilando tentando falsear tal busca.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Veras, Universidade Católica Dom Bosco


Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Estudou extensão universitária em Inter-Ética (UCDB); Pós-Graduando em Docência no Ensino Superior (UCDB); Cursando extensão universitária em Marketing Pessoal (UCDB).

Pedro Pereira Borges, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), graduação em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (2001), graduação em Filosofia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1989), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Diretor Presidente da Fundação Dom Bosco, mantenedora da emissora de rádio FM Educativa UCDB 91.5. Atualmente trabalha no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, identidade, educação, estado-nação e história.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

Veras, C. A., & Borges, P. P. (2019). COMPREENSÃO ACERCA DO PROCESSO DE BUSCA PELO TRANSCENDENTE À VOLTA AO EXISTENTE. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 11(1), 34–50. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/40855