A VIOLÊNCIA CONTRA O INOCENTE: A SABEDORIA PRÁTICA NA NARRATIVA DE HÉCUBA, DE EURÍPIDES

Autores/as

  • Brian Kibuuka

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71683

Resumen

A premissa fundamental que pauta este trabalho tem por base a necessidade, quando da análise dos dramas, de se elucidar a questão da relação entre as tragédias e o seu contexto sociocultural mais amplo, estabelecendo criteriosamente os limites de tal relação. As tragédias, encenadas preponderantemente em um festejo cívico – as Grandes Dionisíacas – eram compreendidas como instrumentos por meio dos quais o tragediógrafo, educador da pólis, interferia nas questões de interesse dos cidadãos, os quais eram estimulados até mesmo financeiramente a frequentarem o teatro para a celebração religioso-cívica.

Biografía del autor/a

Brian Kibuuka

Professor Substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Membro de Grupo de Pesquisa da Universidade de Coimbra, Membro de Grupo de Pesquisa da Universidade Federal Fluminense e Colaborador da Sociedade Psicanalítica de Orientação Contemporânea Brasileira.

Publicado

2022-12-13

Cómo citar

Kibuuka, B. (2022). A VIOLÊNCIA CONTRA O INOCENTE: A SABEDORIA PRÁTICA NA NARRATIVA DE HÉCUBA, DE EURÍPIDES. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 4(2), 11–30. https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71683