Viriato e as Guerras Lusitanas: a construção de uma heroicidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2022.62145

Keywords:

Política, Relações de Poder, Relações Socioculturais

Abstract

Desde a antiguidade, a Península Ibérica sempre foi uma área muito almejada. Assim, gregos, cartagineses e, por último, os romanos, buscaram o seu controle ao longo da História.  Após a derrota de Cartago, boa parte da Antiga Península Ibérica, ficou sob o comando de Roma, sendo posteriormente organizado em duas províncias:  Hispania Citerior e Ulterior. A chegada das legiões romanas, alteraria profundamente o cotidiano dos mais variados povos peninsulares, levando muitos a pegar em armas contra o invasor, em guerras travadas sob o ritmo da prática de emboscadas e guerrilhas. Nesse ínterim, destacam-se as chamadas Guerras Lusitanas (155-139 a.C), conflito violento e decisivo, que nos trouxe a figura do chefe militar que infligiu pesadas derrotas aos exércitos romanos: o chefe militar Viriato, personagem que ainda nos dias de hoje traz uma certa heroicidade em sua figura. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ricardo Luiz de Souza, Unifal/MG

Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015) e especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (2019). Atualmente é mestrando do Programa em Pós Graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas. Atuou como tutor presencial do IF Sul de Minas e foi professor de História da Rede Pública Estadual de Minas Gerais nos municípios de Cabo Verde, Muzambinho e Monte Belo. Atualmente, é historiador efetivo da Prefeitura Municipal de Andradas, Gestor Técnico do Museu Municipal João Moreira da Silva e Membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Andradas-MG. Tem experiência na área de História Econômica, Social e Política do Sul de Minas, além de se interesssar por História Militar em geral. (Texto informado pelo autor)

Published

2022-12-20

How to Cite

DE SOUZA, Ricardo Luiz. Viriato e as Guerras Lusitanas: a construção de uma heroicidade. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 92–119, 2022. DOI: 10.12957/nearco.2022.62145. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/62145. Acesso em: 12 may. 2025.