O Comércio da Seda, as Mulheres e as Classes Sociais na Roma Antiga nos Séculos I a.e.c e I d.e.c

Autores/as

  • Pedro Belfort UFRJ

Palabras clave:

Cultura, Discurso, Relações de Poder

Resumen

O artigo pretende investigar o comércio da seda chinesa na Roma Antiga durante o apogeu de seu Império e tentar entender o movimento entre as classes sociais com produto em questão, sobretudo, com as mulheres. Também investigar os discursos moralizantes da classe dominante romana contra o uso extravagante dos tecidos de seda pelas mulheres romanas como forma de ostentação social, evidenciando para além de uma manifestação misógina, uma crítica econômica com o temor da invasão da seda nos mercados romanos e, com isso, o enfraquecimento de sua economia em comparação com os Han da China.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Belfort, UFRJ

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2024-08-10

Cómo citar

BELFORT, Pedro. O Comércio da Seda, as Mulheres e as Classes Sociais na Roma Antiga nos Séculos I a.e.c e I d.e.c. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/72909. Acesso em: 23 sep. 2025.