Escrita Pedagógica e Poder: Feiticeiras, Mediadoras e Literatura Vicentina.

Συγγραφείς

  • Fernando de Sá Oliveira Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2021.58662

Λέξεις-κλειδιά:

História. Literatura pedagógica. Representações.

Περίληψη

Buscamos analisar a escrita pedagógica e moralizante do Século XVI, através das obras escritas pelo Dramaturgo português Gil Vicente: “O velho da horta”, “Auto da Barca do Inferno” e “Auto das Fadas”. O autor se firmou como um dos maiores dramaturgos humanistas entre o final da Idade Média e início de Época Moderna. A literatura vicentina que caminha entre os Autos (gênero literário de teor moralizador e pedagógico) e as Farsas (literatura voltada para a comédia e a ironia), nos apresenta como figura central da sua obra, a figura da feiticeira alcoviteira. Este topoi feminino será aqui o fio condutor para que possamos conhecer mais o universo sociocultural da mulher nesta época e seu lugar no âmbito público e privado, visto que esta personagem dialoga com diversos grupos sociais.

 

 

Λήψεις

Τα δεδομένα λήψης δεν είναι ακόμη διαθέσιμα.

Βιογραφικό Συγγραφέα

Fernando de Sá Oliveira Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO EM HISTÓRIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.

Δημοσιευμένα

2021-08-21

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

OLIVEIRA JÚNIOR, Fernando de Sá. Escrita Pedagógica e Poder: Feiticeiras, Mediadoras e Literatura Vicentina. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 172–187, 2021. DOI: 10.12957/nearco.2021.58662. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/58662. Acesso em: 5 σεπτεμβρίου. 2025.